Páginas

Valborgsmässoafton


Amanhã, aqui na Suecia celebramos "Noite de Valborg", onde acendem fogueiras e dançam celebrando a chegada da primavera . Queria contatar um pouquinho como é esta celebração.

Mas como surgiu essa tradição?
No ano 710, uma mulher chamada Valborg (também conhecida como Walpurgis, Wealdburg ou Valderburger) nasceu em algum lugar do Norte da Europa, talvez na atual Grã-Bretanha. Mudou para a Alemanha, onde fundou o Convento Católico Heidenheim, em Wurtemburg, morrendo no dia 25 de fevereiro de 779 e no dia 01 de maio desse mesmo ano foi considerada santa e esse dia passou a ser considerado Walborg Day.
Por outro lado, quando chegava o final do inverno, os vikings reuniam-se ao redor de fogueiras para dançar, cantar e espantar os maus espíritos, celebrando a grande alegria da chegada da primavera.
Com os vikings espalhando-se pela Europa, as duas crenças fundiram-se e a festa pagã de celebração da chegada da primavera, passou a ser feita sempre na noite do dia 30 de abril para 01 de maio e essa noite passou a se chamar “Walborg Night”, em sueco “Valborgsmässoafton”.
Agora, esse dia tem um fundo religioso? na verdade, é mais uma desculpa para fazer a social, ir pras ruas, festejar o sol que chegou, depois de um inverno, quase sempre extremamente rigoroso. Na Suécia, o dia 30 não é feriado, nem tem nenhuma relação com a igreja, mas é muito comemorado.
Em Estocolmo, a melhor festa acontece em Skansen, um parque lindo, que celebra essa festa desde 1895. As pessoas começam a chegar bem cedo, no começo da tarde, muitas levam cestinhas de picnic e sentam à sombra das árvores.
Num pequeno palco, perto da fogueira, vemos vários grupos de dança e música, tendo como ponto alto a entrada de um senhor carregando um mastro decorado com flores e folhas, e acompanhado de mulheres tocando uma espécie de rabeca.
Ele desce do palco e caminha pelo parque, acompanhado de todos que assistiam ao show. Depois disso, começam os jogos e competições medievais, um deles parece mais com o nosso famoso “quebra-panela”, sendo que o jogador está montado num cavalo e tem que, com os olhos vendados e uma vara quebrar um barril que está pendurado por uma corda.
Depois dos jogos, todos se dirigem para o pátio onde está a fogueira que fica ao pé de uma colina que dá para uma paisagem estonteante de Estocolmo. Infelizmente, como os suecos são malucos por segurança, não se pode mais dançar ao redor da fogueira, como nos velhos tempos. Mas ainda é um espetáculo belíssimo.
Valborgsmässoafton é também um dia em que os jovens bebem muito, em toda a Suécia… aliás, tudo é motivo para isso por aqui. Dizem que nas cidades universitárias a farra é mais “radical”.
Aniversário do Rei
Valborg é um dia de celebração nacional, nos tempos atuais, também por outra razão. Por coincidência, é o dia do aniversário do Rei da Suécia, e bandeiras são levantadas para saudá-lo, em todo o país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário